Uma frase é característica dos brasileiros: ‘O poder corrompe!’. Sempre aprendemos isso, pensando que os políticos corruptos se tornaram corruptos pois têm poder. Mas não é bem assim. Na verdade, isso vem desde a mais tenra idade. A história de um corrupto é mais ou menos assim.
Quando criança, ele tentava enganar a mãe, dizendo que tinha comido toda a comida quando na verdade, tinha dado metade para o cachorro. Depois de alguns anos, já na escola, ele fazia cola, porque estudar dava muito trabalho. Mais alguns anos se passaram, e ele conheceu um amigo que fazia RG’s falsos. Claro que ele fez um. Ele precisava ser maior de idade para entrar nas festas que queria ir, mas só faria dezoito anos no fim no outro ano.
Quando começou a trabalhar… bem.. hora do imposto de renda, né? Não! Sonegava, claro! Acha que eu vou ficar pagando imposto de tudo o que eu recebo? Esse governo já ganha muito dinheiro.
Mais alguns anos e ele se tornou síndico do prédio onde morava. Ahh… aí era festa. Pra arrumar o encanamento, o preço era trezentos reais, mas a nota fiscal era de seiscentos. Pra arrumar o sistema hidráulico, duzentos, mas a nota era de no mínimo setecentos. E até aí, tudo parecia normal.
Até que ele se candidatou a vereador, depois deputado estadual, e depois senador. Agora ele rouba milhões dos cofres públicos, e é como se isso fosse novidade. Na verdade, ele não começou a ser corrupto agora que tem poder. Ele é corrupto desde criança; a diferença é que, com o tempo, o tanto que ele pode corromper só aumentou. Mas a corrupção sempre esteve lá.
E você? É um jovem corrupto? Um homem ou uma mulher corrupta? Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário