Hoje assisti um documentário no History Channel chamado ‘O Cérebro’. Sem dúvidas, foi uma das coisas mais interessantes que já assisti. Não é por acaso que amo este canal. Mas a coisa que mais me chamou atenção talvez tenha sido um momento em que falaram sobre a maneira que a Marinha Norte-Americana lida com o medo e com a ansiedade de seus cadetes. São quatro coisas, que podemos fazer facilmente quando estamos em situações de medo ou ansiedade.
1) Estabelecimento de metas: Fica mais fácil saber o que fazer quando você sabe aonde quer chegar. Durante um duro treinamento, um recruta dizia que tudo o que ele pensava era em resistir até o café da manhã, depois até o meio dia, e depois até o fim da tarde. Seu dia era dividido em várias metas, o que fazia com que fosse bem mais fácil alcançar o objetivo. Tenha metas e as siga para amenizar a ansiedade e o medo do inesperado.
2) Conversa interna: O ser humano fala consigo mesmo de maneira initerrupta. Você sempre está falando sozinho… sempre falando palavras pra você mesmo. Ajudará muito se estas palavras forem algo como ‘Eu posso’ e ‘Eu consigo’, ao invés de ‘Não vai dar certo’ ou ‘Estou com medo’.
3) Visualização: Antes de fazer algo que você tem medo, visualize-se muitas vezes fazendo aquilo. É fato que, na hora de fazer realmente, isso será muito mais natural. Por exemplo: se você está com medo de fazer um pedido a alguém, imagine-se fazendo este pedido inúmeras vezes. No momento de pedir realmente, você estará muito mais apto a fazê-lo.
4) Controle dos impulsos: O mais antigo método contra a ansiedade e o medo: respire profunda e lentamente. Isso fará com que a sua frequência cardíaca (elevada em momentos de tensão) diminua gradativamente, e o cérebro disponha de mais oxigênio para que você possa tomar decisões de maneira mais rápida e sensata.
Um comentário:
Má!! Estou amando ler seus posts! é um melhor que o outro.. me inspiro em vc! rs
Deus te abençoe
Boa semana
Postar um comentário