Em As 48 leis do Poder, Robert Greene diz que vida nada mais é do que um jogo de poder, onde os que sabem jogar estão sempre a exercer este poder sobre os que estão abaixo (ou às vezes até acima) deles. Para isso, ele destaca 48 leis que precisamos seguir para entrar neste jogo, e comprova a veracidade das leis com observâncias e transgressões delas durante toda a história. Hoje, conversando com uma pessoas, me lembrei de uma destas leis: "Lei 29: Planeje até o fim". Para para pensar um pouco no que você esperava para o ano de 2008. Quantos dos seus planos para este ano acabaram sendo frustrados por algum motivo? Estamos no final do ano, momento de fazer uma análise do ano que termina e progressões para o ano que se inicia.
Então, façamos planos para 2009. Mas, façamos planos concretos, pensando em todas as possíveis consequências, obstáculos ou reverses que podemos ter durante o ano. Sejamos prudentes. Alguns amigos meus dizem que não precisam de planos, e que vivem cada dia como se fosse o ultimo. Bem... tente, ao menos uma vez, planejar o que você fará. Assim, você nunca será apanhado de surpresa, e saberá aonde parar. Pense com antecedência nas suas atitudes e nas consequências delas. Qual sua intenção? Dinheiro no final do ano? Então guarde desde agora! Passar de ano tranquilamente e entrar numa boa faculdade? Então estude desde o primeiro dia! Pense em como você quer estar no fim do ano, e depois em tudo o que você precisa fazer para poder estar da maneira que você espera no dim deste ano que se inicia.
"Veja o desfecho, não importa o que esteja considerando. Com frequência, Deus permite a um homem um vislumbre de felicidade para, em seguida, arruiná-lo totalmente" (As Histórias de Heródoto, séc V a.C)
"A história mostra que, prevendo com bastante antecedência os passos a serem dados, é possível agir rapidamente na hora de executá-los" (Cardeal Richelieu, 1585-1642)
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário